top of page

Maria Eugênia Castilho

Produtora

Maria Eugênia Léo Castilho é jornalista, com curso extracurricular em dramaturgia pelo TUSP, Teatro da USP, e roteiro pela EICTV, Escuela Internacional de Cine e Televisión, de Cuba. Atua no mercado audiovisual desde 2001.


Começou como produtora da TV Bandeirantes, no Jornal da Band, onde ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Quarup de Orlando Villas Bôas”. Passou também pelas redações da TV Cultura e SBT, sempre desenvolvendo reportagens especiais sobre cultura, política e economia.


Na rede americana de televisão, a CNN, atuou como diretora e produtora de conteúdo em diversos programas: CNN Viagem e Gastronomia, CNN Sinais Vitais, À Prioli e Universo Karnal. Ganhou o Prêmio Einstein “Jornalistas mais admirados na área de Saúde” e o Prêmio “Hors -Concours” da Sociedade Brasileira de Psiquiatria com os documentários sobre Alzheimer e Epilepsia.


No exterior, na Colômbia, desenvolveu como produtora executiva a série “Los Vecinos” sobre as Farcs e os Acordos de Paz. Em El Salvador, coordenou também como produtora executiva, documentários e séries políticas sobre a Guerrilha Campesina e o partido FMLN, Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional. No Equador, foi a responsável pelos vídeos que contavam sobre a chegada de Lenín Moreno ao país, depois de anos morando na Alemanha. Também produziu séries sobre o encontro de Lenin e o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica. Na Venezuela, acompanhou como produtora executiva, a campanha de Nicolás Maduro.


Atualmente produz documentários no Brasil sobre temas de diversidade à política e também atua como roteirista para programas do canal GNT e o SBT+, canal de streaming do SBT, que será lançado em abril de 2024.

Maria Eugênia Castilho
bottom of page